A PRODUTORA

A DESERTO FILMES é uma empresa brasileira criada para produzir filmes, realizar consultoria de projetos e roteiros de longa-metragem e prestar serviços na área de edição e programação visual de filmes. É composta por: JORGE DURÁN e GABRIEL DURÁN.

Em 2016 a produtora filmou a série de documentários PONTO DE FUGA, ainda inédita, para o CANAL BRASIL.

Em 2015 lançou o longa-metragem ROMANCE POLICIAL. O filme foi selecionado pelo festival internacional de MIAMI (MIFF2014), entre outros. Ainda em 2015 a produtora filmou o longa metragem documentário PELAS RUAS DO RIO, sobre cidade do Rio, o projeto tem o apoio da Prefeitura do Rio. O documentário está em fase de finalização. Além disso, a produtora produziu a web-série UM DIA D, o projeto foi ganhador do edital realizado pela RIOFILME em 2014 para produção de conteúdo on-line.

Em 2012, a empresa lançou o drama NOITES DE REIS, dirigido por Vinicius Reis e rodado em Paraty. O projeto ganhou o concurso de Apoio à Produção de Filmes de Longa-Metragem de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura em 2010. O filme teve lançamento comercial em 6 capitais brasileiras.

Em 2011 foi lançado comercialmente NÃO SE PODE VIVER SEM AMOR. O projeto foi premiado no Concurso de Roteiros do Ministério da Cultura do Brasil. O filme ganhou os prêmios de melhor roteiro, melhor fotografia e melhor atriz, para Simone Spoladore, no Festival de Gramado de 2010. Ganhou o prêmio especial do Júri, concedido a Rogério Fróes, e o prêmio de melhor filme para reflexão no Festival Cine Pernambuco, também em 2010. Também em 2011 a empresa produziu o documentário média-metragem para o canal pago ESPN IPPON, sobre a trajetória olímpica do judoca Rogério Sampaio.

No ano 2010 a empresa produziu o filme de curta-metragem A ÚLTIMA CASA DE ÓPIO, de Pedro Rossi, projeto vencedor do Concurso Riofilme de Patrocínio à Produção.

Em 2006, o filme PROIBIDO PROIBIR, produzido pela Deserto Filmes e dirigido por Jorge Durán, ganhou o Prêmio Cine En Construcción 8, do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián e o Prêmio SIGNIS de ajuda a Finalização no mesmo Festival. Recebeu a Margarida De Prata 2006, da CNBB. A carreira do filme foi vitoriosa e entre os principais prêmios estão Festival De Biarritz 2006 – Melhor Longa Metragem; Festival De Havana 2006 – Prêmio Especial do Júri; Festival De Huelva 2006 – Espanha Melhor Diretor e Melhor Roteiro. O filme foi distribuído comercialmente no Brasil, na França. Foi exibido em diversos países no cinema e/ou televisão aberta e cabo: França, Alemanha, México, Chile, Austrália, Bélgica e Suíça.

 

 

Download:
Projetos Deserto Filmes

EQUIPE
Jorge Duran

duran@eldesierto.com.br

É sócio-fundador da produtora Deserto Filmes. Radicado no Brasil desde 1973, o chileno Jorge Durán dirigiu e escreveu os longas-metragens “A Cor de seu Destino” (1986), “Proibido Proibir” (2006), “Não se Pode Viver sem Amor” (2011) e “Romance Policial” (2012). Seus filmes já receberam diversas premiações internacionais, dentre as quais os prêmios de melhor filme nos festivais de Biarritz (França), Huelva (Espanha), Cartagena e Bogotá (Colômbia) Viña del Mar (Chile), Prêmio Especial do Júri em Havana (Cuba), e de melhor direção em Valdívia (Chile), dentre outros. Romance Policial estreou na França com bastante sucesso. Jorge Durán também  foi co-roteirista de filmes consagrados como “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia” (1977) e “Pixote, a Lei do mais Fraco” (1981) de Héctor Babenco;“Como Nascem os Anjos” (1996), de Murilo Salles; e “Jogo Subterrâneo” (2005) de Roberto Gervitz. Jorge Durán também  além de presta consultoria para projetos e roteiros cinematográficos.

 

jorge_duran_web_pb
Gabriel Durán

gabriel@desertofilmes.com.br

 

Formado em Desenho Industrial pela PUC-Rio, é sócio da produtora desde 2003. Formou-se também em Montagem pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Atualmente pertence ao corpo docente da Escola, ministrando aulas no Núcleo de Montagem. Foi Editor de som do filme “Proibido Proibir” (2006), produtor e editor do filme “Não se Pode Viver sem Amor” (2011) e produtor e editor do último longa-metragem de Jorge Durán “Romance Policial” (2012), que está em fase de finalização.


gabriel_web-pb